quinta-feira, 27 de junho de 2013

Seleção Brasileira desembarca no Rio de Janeiro, palco da final

Um dia depois de vencer o Uruguai por 2 a 1 e se classificar para a final da Copa das Confederações, a Seleção Brasileira deixou Belo Horizonte e chegou ao Rio de Janeiro, onde, no próximo domingo, será disputada a final da competição, no Maracanã.
A delegação brasileira desembarcou na tarde desta quinta-feira no Aeroporto Internacional do Galeão, e seguiu direto para a concentração, que será no Hotel Sheraton Rio, localizado na Avenida Niemeyer, no Leblon.
Luiz Felipe Scolari comandará o primeiro treinamento do Brasil na tarde desta sexta-feira, em São Januário, estádio do Vasco. Na véspera da grande final, está programado o reconhecimento do gramado do Maracanã.
Tricampeão da Copa das Confederações, o Brasil busca um feito inédito: caso se sagre campeão no próximo domingo, será o primeiro país a conquistar três vezes seguidas uma mesma competição organizada pela Fifa.

INHAPI: Pais e alunos da Escola Estadual Nezinho Pereira vão as urnas escolher nova direção escolar.


Eleição terá chapa única e será realizada na próxima quarta-feira dia 03 de Julho.

A Escola Estadual de Ensino Médio Nezinho Pereira realiza na próxima quarta-feira dia 03 de Julho das 8:00hs as 20:00hs mais uma eleição para a escolha dos novos gestores da referida instituição de ensino, que este ano terá chapa única encabeçada pela professora Maria Aparecida Leide de Barros e pela atual diretora interina Rita de Cássia que assumiu o cargo de diretora escolar após a renuncia de Socorrro Delgado, que atualmente ocupa o cargo de secretária municipal de assistência social no municipio.

Outra chapa chegou a ser pensada para a disputa tendo como candidata  a professora Graça irmã de Socorro Delgado, mas pela falta de um(a) vice a chapa não foi registrada.

Disputa

Apesar de ser chapa única a eleição não será nada fácil, a rumores que pessoas ligadas a irmã da ex-diretora estariam enviando mensagem para os alunos pedindo para que os mesmos votem em branco ou anulem o voto. O objetivo seria anular a eleição uma vez que as professoras concorrentes precisam obter 50% mais 1 dos votos para se eleger.

Por: Redação

Convite

Salientamos que é de fundamental importância o engajamento de todos nas ações da escola para a consolidação da gestão democrática e o sucesso do processo de ensino-aprendizagem. Portanto!  pais, mães e todos os alunos que fazem a Escola Estadual Nezinho Pereira. Participem! o sucesso da escola dos seus filhos depende do seu voto.


Maria Aparecida Leite barros
GALERA, QUEREMOS " A EDUCAÇÃO DE NOSSOS SONHOS: FORMANDO JOVENS FELIZES E INTELIGENTES",(AUGUSTO CURY), PORTANTO DIA 03/07/2013, PARTICIPE NA BUSCA DA CONQUISTA DESTE SONHO NOSSO E DE SEUS FAMILIARES VOTE CHAPA 1-CIDA LEITE E RITA DE CÁSSIA .POR UMA EDUCAÇÃO DESENVOLVIDA PARA OS EDUCANDOS. OBRIGADA.



Sem sangue A, B e O Negativos, Hemoal apela por doações


 


















Com o estoque de sangue A, B e O Negativos zerado, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) necessita de doações em caráter de urgência e distribui casmisas da Copa das Confederações para os voluntários. Isso porque, além das cirurgias eletivas e dos pacientes hematológicos, o Hospital Geral do Estado (HGE) precisa realizar transfusões nas vítimas de acidentes de trânsito, de acidentes com fogos de artifício, além dos feridos por arma branca e de fogo.
Para se ter ideia, o número de doações de sangue caiu 17,8% no comparativo realizado entre maio e junho deste ano. Isso porque, enquanto no período de 1º a 26 do mês passado foram registradas 2.334 doações, no mesmo período deste mês foram computadas apenas 1.986 doações, segundo dados do Centro de Processamento de Dados do Hemoal.
Uma situação que, segundo a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, pode ser sanada com o aumento do número de doadores voluntários de sangue. “Nossa carência é permanente porque, apenas 2% dos alagoanos que têm entre 16 e 67 anos de idade, são doadores fidelizados. Como se não bastasse, no último feriado de São João, 181 bolsas de sangue foram liberadas, o que deixou nosso estoque deficitário”, informa.
Verônica Guedes ressalta que doar sangue é um gesto que não traz problemas à saúde. Primeiro, porque o sangue é reposto pelo organismo em até 24 horas e, principalmente, por se tratar de um procedimento totalmente seguro, sem nenhum risco de contaminação.
“Todo o material utilizado pelo Hemoal é descartável e a unidade segue as diretrizes da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Com isso, as pessoas não precisam ter medo e, caso tenham algum receio, podem se dirigir à unidade Trapiche ou Farol, a fim de esclarecer suas dúvidas”, esclarece a diretora.
Quem pode doar – Ainda de acordo com ela, caso prefiram, podem enviar um e-mail para hemoal@saude.al.gov.br ou ligar para (82) 3315 2109. “Para doar sangue o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Ele deve ter idade entre 16 e 67 anos, no mínimo 50 kg, e portar um documento de identificação com foto”, esclarece a diretora do Hemoal.
No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal . “Já as gestantes e lactantes não podem doar sangue e, para repetir o procedimento, deve-se respeitar um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres”, salienta Verônica Guedes.
Onde doar – Os candidatos à doação de sangue podem se dirigir ao Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Caso prefiram, podem se deslocar até o Hemoal Farol, localizado no Hospital do Açúcar, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h.
Para os voluntários do interior, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar). O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h as 12 e das 14h às 18h, na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca.
Fonte: Ascom Sesau

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Consumo de cocaína e maconha cresce no Brasil, diz ONU

Documento é o primeiro de organização multilateral a contemplar possível legalização da maconha
Documento é o primeiro de organização multilateral a contemplar possível legalização da maconha
Pela segundo ano consecutivo, relatório do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc) aponta o aumento do consumo de cocaína e maconha no Brasil nos últimos anos. O documento, um mapa mundial sobre o avanço das drogas, alerta ainda para o crescente consumo de remédios que, embora legais, têm sido usados como psicotrópicos e podem provocar sérios danos à saúde.
"O uso de cocaína tem aumentado significativamente no Brasil, Costa Rica e, em menor grau, no Peru, enquanto nenhuma alteração no seu uso foi relatado na Argentina", afirmam os representantes do Unodc. O escritório chegou a esta conclusão a partir de dados fornecidos por autoridades locais dos países mencionados no estudo. No Brasil, a análise teve como base a primeira pesquisa nacional sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre estudantes universitários nas 27 capitais.
Pelo estudo, 1,75% dos brasileiros fez uso de cocaína em 2010, o que indicaria um crescimento frente aos 0,7%, em 2005. O percentual é mais alto, 3%, entre os universitários. Os trechos do relatório sobre cocaína se referem a todos os subprodutos da droga, inclusive o crack. O relatório aponta queda do consumo da cocaína nos Estados Unidos e na Europa, ainda hoje os principais mercados.
Fonte: Agência O Globo

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Grave acidente de carro mata dois moradores de Paulo Afonso e deixa três feridos em Canapi- AL

Grave acidente de carro mata dois moradores de Paulo Afonso e deixa três feridos em Canapi- AL


 Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF) do posto do povoado Carié, o condutor de um Fiat Pálio, de cor preta e placa não informada trafegava pela rodovia federal com mais quatro pessoas no veículo, quando perdeu o controle do carro, colidiu com a lateral de uma ponte e saiu da pista.Na noite do último sábado (22), por volta das 11h30min, duas pessoas morreram e três ficaram gravemente feridas em um grave acidente de carro em um trecho da BR-423, próximo ao Sítio Volta, município de Canapi.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Santana do Ipanema também foi acionada para ajudar no socorro.Com o impacto, dois dos ocupantes do automóvel que supostamente não usavam o cinto de segurança acabaram sendo arremessados para fora e acabaram morrendo na hora. Já as outras vítimas ficaram gravemente feridas e foram socorridas por unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) das bases descentralizadas de Inhapi e Mata Grande.
Os sobreviventes conhecidos como Júnior, Roberta e Ronie Araújo, 26, foram levados para o Hospital Regional, em Santana do Ipanema, alguns deles com fraturas e traumatismos. Os mortos foram identificados como Maria de Fátima Felix da Silva (esposa do ferido Ronie) e Antônio Ribeiro, 69, que tiveram seus corpos removidos para o Instituto Médico Legal (IML), em Arapiraca.
As vítimas que não tinham sido identificadas na ocasião teriam saído da cidade de Santana do Ipanema e seguiam para Paulo Afonso/BA. A suspeita da PRF é que o motorista tenha cochilado ao volante, provocando o acidente.
Fotos:Clique para ampliar 
Maria de Fátima e Antônio Ribeiro (mortos)
Crédito: Reprodução/Facebook

                                sobreviventes:
  
Publicado por Chico sabe tudo

Vereadores de Canapi cobram presença do prefeito na prefeitura durante sessão ordinária da Câmara Municipal


Sessão foi iniciada com um minuto de silêncio pela morte do ex-secretário de educação e vereador Ivo Antão.


Finalmente uma das insatisfações da população para com o Governo Municipal chegou a Câmara de Vereadores, só que desta vez não só pela boca da oposição, mas pela maioria aliada ao prefeito Celso Luiz. 

Na ultima terça-feira (18) em mais uma sessão ordinária iniciada com um minuto de silêncio pela morte do ex-secretário municipal de educação e ex-vereador Ivo Antão, os vereadores Arnaldo Barbosa, Silvan de Souza, Té de Zequinha, Zé de Abdias e Luciano Malta surpreenderam a população que assistia à sessão ao cobrar a presença do prefeito Celso Luiz no município, mais precisamente na Prefeitura Municipal onde deveria dar expediente como todo e bom funcionário público. Os edis fizeram coro as cobranças da oposição, que nas palavras do vereador Aloísio Basílio continua  repetindo o mesmo erro da gestão passada, onde apesar de ter pertencido a base aliada por inúmeras vezes cobrou a presença do prefeito na cidade pelo menos uma vez por semana.

Para os edis, o prefeito precisa está na cidade para ver de perto como os trabalhossão realizados, onde a prefeitura está atuando, onde precisa atuar e principalmente para atender a população que precisa e deve ser recebida pelo prefeito.

Ainda no ritmo de cobranças ao chefe do executivo municipal, o vereador Té de Zéquinha também cobrou junto ao presidente da casa vereador Luciano Malta uma reunião com o prefeito e todos os vereadores que segundo o edil em seis meses de governo ainda não aconteceu, cobrança essa reforçada pelo vereador Silvan de Souza que foi além ao dizer que o que se quer é uma reunião somente entre prefeito e vereadores sem a presença de "perturbadores".

Na tribuna

Fizeram uso da palavra os vereadores, Urso Biano, Silvan de Souza, Luciano Malta, Arnaldo Barbosa, Aloisio Basílio e Té de Zequinha, o primeiro a se pronunciar foi o vereador Urso Biano que iniciou sua fala parabenizando e ao mesmo tempo criticando o secretário de esportes Zé Malta, que no ultimo final de semana fez a entrega de vários materias esportivos aos atletas amadores do município, mas durante seu discurso teria dito que nunca havia sido feito tanto pelo esporte canapiense, fala que irritou o vereador que pediu para que o mesmo fosse visitar a quadra do povoado Areias e desse alguma explicação sobre o dinheiro que teria sido deixado em caixa pela gestão anterior para a conclusão das obras da quadras poliesportivas do povoado Furquilha e Queimada Redonda. Dando continuidade ao discurso, Urso Biano criticou o prefeito Celso Luiz que em sua opinião demonstrou um enorme desequilíbrio ao ficar mandando “recadinho” durante evento publico e ao proferir palavras de baixo calão contra o Deputado Estadual Antônio Albuquerque que segundo o edil durante as festividades do padroeiro Santo Antônio no povoado Areias em sua residência se quer mencionou o nome do gestor, Urso ainda teve tempo de fazer uma grave acusação sobre os pagamentos dos motoristas de vários carros pipas locados na defesa civil que teriam recebido um valor por viagem e a prefeitura exigia a devolução de parte deste valor, mas no que os motoristas se recusaram foram impedidos de continuar o serviço. Por fim, o edil voltou a questionar o atraso no pagamento dos funcionários contratados, desta vez fazendo menção direta ao vereador Té de Zequinha que teria sido o responsável pela intermediação da contratação de uma servidora que em três meses de trabalho ainda não recebeu um só “vintém”.

O segundo a fazer uso da tribuna foi o vereador Silvan de Souza que fez questão de agradecer a presença assídua de alguns canapienses as sessões, cobrou o reabastecimento de água nas comunidades rurais e criticou as irregularidades no pagamento dos contratados levantada pelo vereador Urso Biano, também fez a apresentação de um requerimento de sua autoria que preza pela implantação de uma Central de velórios, onde a população poderia velar seus entes queridos, substituindo aquela triste lembrança da pessoa querida velada em casa, pelos  bons momentos de alegria. E encerrou parabenizando o secretário municipal de esportes ao tempo em que cobrou a liberação definitiva do Ginásio poliesportiva que segundo o edil foi construído por uma empresa de “brincadeira”.



Após o pronunciamento do primeiro secretário da casa, foi à vez do presidente Luciano Malta que sem se estender muito apenas agradeceu a compreensão e o apoio dos vereadores de oposição com relação a conquista da PATROL pelo PAC2 do Governo Federal e resaltou a entrega de diversas benfeitorias do governo municipal a população, já sobre os problemas cometidos pela atual gestão o edil justificou que o prefeito Celso Luiz pegou uma prefeitura desorganizada e ao fazer uma comparação entre o governo anterior e o atual disse que este estás as mil maravilhas.

Arnaldo Barbosa foi o quarto a fazer o uso da palavra logo de inicio lembrando do saudoso Ivo Antão, ex-secretário municipal de educação e ex-vereador, Arnaldo disse ter conhecido Ivo durante o governo do prefeito José Mariano Sobrinho onde o mesmo a frente da secretaria deixou relevantes serviços prestados que ainda hoje podem ser lembrados e utilizados por todos. Em seguida, o edil criticou a postura de alguns secretários que estariam muito descansados e talvez essa seria uma das causas de alguns problemas apontados neste inicio de gestão. Apesar das criticas, Arnaldo foi só elogios a esposa do vice-prefeito Leide Vieira atual diretora do posto de saúde municipal, para o edil a população canapiense ganhou uma mãe que se preocupa com todos sem partidarismo político, ao contrário segundo ele da antiga gestão que certa vez por negligência acabou contribuindo com a morte de uma gestante e sua filha que morreram antes de serem socorridas após complicações durante o parto, falou ainda do importante trabalho do blogueiro Marcio Martins levando com imparcialidade os acontecimentos políticos e sociais do município a população, reconheceu o belo trabalho do prefeito Celso Luiz com os tratores ajudando o homem do campo, a patrol cuidando das estradas do município e a ação da secretaria de esportes, que segundo o edil pecou um pouco beneficiando apenas um time com os matérias esportivos entregues no ultimo final de semana. Por fim, endossou a cobrança dos colegas pela presença do prefeito ao dizer: “Peço a Deus que dê discernimento ao prefeito para que ele conduza bem o município e venha para seu gabinete”.

A oposição voltou à tribuna desta vez com o vereador Aloisio Basilio que acusou a prefeitura de fazer propaganda enganosa, uma vez que não seria verdade que os tratores estariam arando terra na região de furquilha, sendo interrompido pelo vereador Arnaldo Barbosa que pediu uma aparte mais lhe foi negado pelo edil. Aloísio também falou da ausência do prefeito na cidade, disse que o atual prefeito pegou o costume do ex-gestor de não morar na cidade e pediu que o mesmo vinhesse ao município atender a população pelo menos uma vez por semana, em seguida parabenizou o vereador Silvan de Souza pelo requerimento apresentado que pretende criar a Central de velórios e pediu ao prefeito a realização de concurso público para reduzir o excesso de funcionários alguns sem qualificação necessária, por fim, cobrou o rateio dos professores e sua indispensável valorização.

Té de Zequinha que a principio não tinha a pretensão de fazer uso da palavra, foi à tribuna responder ao vereador Urso Biano, disse que as cobranças do edil deveriam ser acontecer fora da tribuna, neste momento, Urso retrucou e disse que o lugar era na tribuna sim, Té então continuou seu pronunciamento justificando o ocorrido e concluiu: “Tudo está bem encaminhado e nos próximos dias a servidora deve receber o que tem direito” Sobre as cobranças dos colegas sobre a ausência do prefeito no município Té foi além e cobrou do vereador Luciano Malta uma reunião entre o prefeito e os vereadores.

Durante o embate entre os vereadores Urso Biano e Té de Zequinha sobre o atraso no pagamento da referida servidora, o primeiro secretário da casa o vereador Silvan de Souza em tom de descontração propôs que os colegas se juntassem e pagassem o salário da servidora.


Apesar dos embates e dos pronunciamentos acalorados o único que não se pronunciou foi o vereador Zé de Abdias, Já os edis, Agnaldo e Cicinho não compareceram a sessão.
Além do requerimento do vereador Silvan de Souza, foram apresentados outros dois requerimentos, um do vereador Zé de Abdias solicitando a manutenção da estrada que liga a cidade ao povoado Queimada Redonda e outro de autoria do presidente da casa Luciano Malta convidando o secretário municipal de Urbanismo e Iluminação Pública Pedro Biano para uma audiência na próxima terça-feira (25) na ultima sessão antes do recesso.

Por: Redação com Canapi Agora

PRF abre inscrições para 1.000 vagas de policial rodoviário


Foto:Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal abre nesta segunda-feira (24) as inscrições do concurso para 1.000 vagas de policial rodoviário federal. Para ingressar na carreira, o candidato precisa ter diploma em nível de graduação em qualquer área e possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”. Novidade no concurso é que 5% das vagas (50) serão reservadas para pessoas com deficiência. Com a medida, a PRF atende a decisão recente do STF. A remuneração inicial é de R$ 6.479,81, sendo R$ 6.106, 81 de subsidio e R$ 373,00 de vale-refeição.

As inscrições devem ser feitas no site http://www.cespe.unb.br/concursos/dprf_13 de 24 de junho a 8 de julho. A taxa é de R$ 150.

O concurso terá duas etapas. A primeira, com cinco fases, inicia com as provas objetivas e discursivas. Os aprovados passarão, ainda, por teste físico, exames de saúde, avaliação psicológica, investigação social e/ou funcional e prova de títulos, esta última uma novidade em provas da PRF. A segunda etapa é composta de curso de formação.

Todas as fases da primeira etapa e a perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência serão realizadas nas 26 capitais dos estados da Federação e no Distrito Federal.

As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4h30 e serão aplicadas na data provável de 11 de agosto, no turno da manhã. Na data provável de 5 de agosto, será publicado no Diário Oficial da União edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e ao horário de realização das provas.

Todas as etapas do concurso

Será corrigida a prova discursiva dos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados até a 4.750ª posição, para os candidatos de ampla concorrência, e até a 250ª posição para os candidatos que se declararem pessoas com deficiência.

Serão convocados para o exame de capacidade física, para a avaliação de saúde, para a avaliação psicológica e preenchimento eletrônico da Ficha de Informações Pessoais (FIP), para fins de que se proceda à investigação social e/ou funcional, os candidatos aprovados na prova discursiva e classificados até a 3.800ª posição, para os candidatos de ampla concorrência, e até a 200ª posição para os candidatos que se declararem pessoas com deficiência, considerando-se a soma das notas obtidas nas provas objetivas e na prova discursiva.

Serão convocados para a avaliação de títulos os candidatos aprovados na prova discursiva e classificados até a 1.900ª posição para os candidatos de ampla concorrência, e até a 100ª posição, para os candidatos que se declararem pessoas com deficiência, e não eliminados nas fases anteriores.

A prova objetiva de conhecimentos básicos terá língua portuguesa, matemática, noções de direito constitucional, ética no serviço público e noções de informática.

A prova objetiva de conhecimentos específicos terá noções de direito administrativo, noções de direito penal, noções de direito processual penal, legislação especial, direitos humanos e cidadania, legislação relativa ao DPRF e física aplicada à perícia de acidentes rodoviários.

A prova discursiva consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos objetos de avaliação do conteúdo programático.

O exame de capacidade física consistirá de quatro testes: teste de flexão em barra fixa, teste de impulsão horizontal, teste de flexão abdominal e teste de corrida de 12 minutos.

A segunda etapa do concurso será o curso de Curso de Formação Profissional (CFP), com duração de aproximadamente 3 meses. No CFP, os alunos terão aulas de abordagem e tiro, direitos humanos, ética, defesa policial e fiscalização de trânsito, entre outras. Os novos policiais rodoviários federais serão lotados, preferencialmente, nas regiões de fronteira, após remanejamento dos policiais mais antigos. A instituição espera contar com esse reforço para a Copa do Mundo em julho do ano que vem.

O último concurso foi realizado em 2009 e foram preenchidas 1.500 vagas. A remuneração inicial é de R$ 6.479,81, sendo R$ 6.106, 81 de subsidio e R$ 373,00 de vale-refeição.

Trabalho do policial

Atualmente, a Polícia Rodoviária Federal é responsável pelo policiamento de 70 mil km de rodovias e estradas federais em todo o Brasil. Seus servidores estão espalhados por 600 unidades no território brasileiro, trabalhando ininterruptamente, em escalas de revezamento.

Diuturnamente, policiais rodoviários federais realizam atendimentos de acidentes, socorrem vítimas de acidentes, aplicam multas de trânsito, fazem escoltas, desbloqueiam rodovias, combatem a exploração sexual, o contrabando, o crime ambiental, além dos tráficos de armas, drogas, pessoas e animais.

Além de exercer as atribuições definidas por lei, a PRF está integrada em diversas ações do governo federal, como Plano Nacional de Fronteiras, combate ao tráfico de drogas, especialmente o crack, Plano Nacional de Enfrentamento à Violência no Trânsito e segurança de grandes eventos.

O ocupante do cargo de policial rodoviário federal permanecerá preferencialmente no local de sua primeira lotação por um período mínimo de 3 anos, sendo a sua remoção condicionada a concurso de remoção, permuta ou ao interesse da administração.

Do G1

Endividamento das famílias em abril foi recorde, diz Banco Central

O endividamento das famílias com o sistema financeiro continua a subir. De acordo com dados do Banco Central (BC), em abril, a dívida total das famílias equivalia a 44,46% da renda acumulada nos últimos 12 meses.
Esse indicador vem crescendo desde o início da série histórica do BC, em janeiro de 2005. O resultado de abril é recorde da série.
Ao se desconsiderar desse indicador o endividamento com financiamento imobiliário, o percentual ficou estável entre março e abril em 30,47%. O patamar mais elevado desse indicador, sem o crédito imobiliário, foi registrado em agosto de 2012 (31,49 %). No início da série histórica, estava em 15,29%.
Os técnicos do BC costumam argumentar que o maior endividamento é decorrente do crescimento do crédito imobiliário. Para o BC, as famílias estão trocando dívidas de consumo por aquisição de patrimônio.
Fonte: Agência Brasil